Palestrantes

Maviael Sampaio (BRA)

Treinador ASCA 5 Internacional - Residente  nos EUA há mais de  20 anos.

 

Formado em Educação Física, com Mestrado em Cinesiologia pela University of North Dakota, EUA.

 

Como treinador chefe (Head Coach), trabalhou no Yara Clube de Marília (Marilia, SP), USIPA (Ipatinga, MG), C.R.Flamengo (Rio), Universidade de Dakota do Norte (EUA), EtownDolphinsSwim Team (EUA), Elizabethtown High SchoolSwim Team (EUA), SwimchesterSailfishSwim Team (EUA) e atualmente está nos Las Vegas Swim Club (EUA) .

No Brasil, foi treinador da seleção brasileira absoluta no Pan de 1999 em  Winnipeg (CAN), nos Mundiais de 1998 (Hong Kong) e 2000 (Atenas), nos Sulamericanos de 1998 (San Felipe, VEN) e 2000 (Mar del Plata, ARG) e na Copa do Mundo: 1998, 1999, 2000 (Rio de Janeiro).Treinou vários atletas detentores de títulos nacionais e internacionais, além de terem batido recordes nacionais e continentais absolutos.

 

Primeiro treinador sul americano à se tornar Head Coach de uma Universidade nos EUA, Maviael também foi o primeiro a atingir o nível 5 da ASCA, e a ser eleito NCAA "Coach ofthe Year" em qualquer uma das divisões da natação universitária americana.

 

Nos EUA, durante os anos à frente da Universidade de Dakota do Norte, teve 32 nadadores se colocando entre os 8 melhores no Campeonato Universitário Americano de segunda divisão, tendo seus atletas batido 6 recordes nacionais, e obtido 32 títulos de Campeões Universitários Americanos.

 

Como nadador participou pela seleção Brasileira em Campeonatos Sul Americanos (Campeão absoluto), Mundiais Universitários (décimo colocado), e Jogos Pan Americanos (quinto colocado), sempre em provas do nado de peito. Como nadador Master, foi campeão mundial em 1989 e 1990.

 

Desde 2021 mora em Las Vegas onde atua como treinador  no Las Vegas swim Club.É casado com Ana Sampaio e  tem duas filhas:  Manuela (24 anos) nadou pela Universidade de Louisville (Coach Arthur Albiero) e é formada em Ciências Biológicas; e Mariana (22 anos) se formou em Engenharia musical/produção musical e mora em Los Angeles.

DJAN MADRUGA (BRA)

DJAN MADRUGA, treinador ASCA 5 Internacional, bacharelado e mestrado em educação física pela Universidade de Indiana (EUA), foi assistente técnico de James “Doc” Counsilman (1982 a 1984) considerado o maior cientista e treinador da história da natação.

 

Djan foi medalhista olímpico de natação em Moscou (1980), 11x medalhista nos Jogos Pan Americanos, 50x vencedor do troféu Brasil de Natação, fundou a ACAD - Associação Brasileira de Academias sendo seu presidente de 2003 a 2005, foi Secretário Nacional de Esportes de Alto Rendimento do Ministério do Esporte (2007 a 2009).

 

É colaborador da CBDA desde 2012, atualmente  cuida do programa de bolsas de ensino superior da confederação junto à Estácio. É dono de um complexo aquático com academia, escola e equipe de natação que leva o seu nome. ACADEMIA DJAN MADRUGA, foi membro da Comissão Nacional de Atletas (CNA) do Governo Federal, foi comentarista da FOX Sports na Olimpíada  do Rio em 2016  durante as transmissões das provas  de natação, maratonas  aquáticas  e triathlon.

 

Foi o responsável pela vinda  da ASCA ao Brasil tendo realizado a 1ª Clínica em 2014 e em 2018 foram formados os 1ºs 6 Coaches ASCA 5 no Brasil, a expectativa é que esse ano mais  treinadores brasileiros atinjam esse nível. Atua como nadador master  há 31 anos já tendo ganhado 17 medalhas de ouro em Campeonatos Mundiaisda FINA ,  11 ouros em Jogos Mundiais da IMGA, seu último recorde mundial master aconteceu em 2018 nos 200 costas 60/64.

.